Páginas

17 de mai. de 2013

O Código da Bíblia (Torah)

Não vou postar a história toda e tudo que aconteceu por tal coisa feita, mas se quiserem ver, no final vai ter o link onde esta tudo detalhado, não achei muito fundamento, mas a altura de raciocínio e curiosidade é interessante. Há livros sobre isso, inclusive um deles é o título deste post "O Código da Bíblia".


intencionalmente embutido na Bíblia. É revelado através da busca de seqüências de letras eqüidistantes (SLE). Por exemplo, comece com qualquer letra ("N") e leia a cada enésima letra ("D") a partir daí no livro, desconsiderando os espaços. Se um livro inteiro como o Gênesisfor pesquisado o resultado é uma longa cadeia de letras. Usando diferentes valores para "N" e "D" é possível gerar várias cadeias de letras. Imagine enrolar a cadeia de letras ao redor de um cilindro, de forma que todas elas possam ser exibidas. Achate o cilindro para revelar várias linhas com colunas de comprimento igual, talvez com exceção da última, que pode ser mais curta que as demais. Agora, procure por nomes significativos próximos a datas. Procure na horizontal, vertical diagonal, de qualquer forma. Um grupo de matemáticos israelenses fez exatamente isso e afirmou que, quando procuraram por nomes bem próximos a datas de nascimentos e mortes (conforme publicado na Enciclopédia dos Grandes Homens de Israel), encontraram várias coincidências. Doron Witztum, Eliyahu Rips e Yoav Rosenberg publicaram suas descobertas na revista Science(1994, Vol. 9, No. 3, 429-438) Statistical sob o título de "Seqüências de Letras eqüidistantes no Livro de Gênesis." O editor da revista comentou:

Quando os autores usaram um teste de aleatorização para verificar o quão raramente os padrões que encontraram poderiam surgir por puro acaso, obtiveram um resultado altamente significativo, com a probabilidade p=0,000016. Nossa comissão julgadora ficou perplexa: suas crenças prévias os faziam achar que o Livro de Gênesis não poderia conter referências significativas a indivíduos dos tempos modernos. Mesmo assim, quando os autores realizaram análises e verificacões adicionais, os efeitos persistiram.

Isto é, as probabilidades de se obter os resultados que eles conseguiram eram de 16 em um milhão, ou uma em 62.500. Os autores declaram: "A análise de aleatorização demonstra que o efeito é significativo no nível de 0,00002 [e] a proximidade das SLEs com significados associados no Livro de Gênesis não se deve ao acaso." Harold Gans, ex-criptologista do Departamento de Defesa dos EUA, duplicou o trabalho da equipe israelense e concordou com sua conclusão. Witztum mais tarde afirmou que, conforme uma das medidas, a probabilidade de se obter esses resultados por sorte é de uma em 4 milhões. No entanto, aparentemente mudou de idéia e atualmente afirma que a probabilidade é p=0,00000019 (uma em 5,3 milhões). Jason Browning, cientista da criação, afirma que os cincoprimeiros livros da Bíblia contêm padrões ocultos de palavras que "se demonstraram ser matematicamente impossíveis de ocorrer por acaso." Não cita quem fez os cálculos para ele.
Como prova adicional do significado estatístico de seus resultados, a equipe israelense analisou a versão hebraica do Livro de Isaías e os primeiros 78.064 caracteres de uma tradução hebraica de Guerra e Paz de Tolstoi. Encontraram vários nomes bem próximos a datas de nascimentos e mortes, mas os resultados não eram estatisticamente significativos. (O Livro de Gênesis usado no estudo, a versão Koren, tinha 78.064 caracteres.)
O que quer dizer tudo isso? Para alguns isso significa que os padrões em Gênesis são intencionais e que Deus é o autor supremo do código. Se for assim, será que o Livro de Isaías, e qualquer outro livro da Bíblia que não passar no teste das SLE, deve ser descartado? Será que devemos concluir que essas estatísticas confirmam a afirmação de que os judeus são o povo escolhido de Deus e que mais nenhum nome deveria ser acrescentado à lista dos Grandes Homens de Israel, exceto se passar no teste das SLE? A não ser que as outras religiões possam duplicar resultados estatisticamente improváveis como esses, o sobrenaturalista entendido em matemática pode muito bem considerá-las imposturas. Será que devemos traduzir todos os livros sagrados de todas as religiões do mundo para o hebraico e ver quantos grandes homens de Israel estão codificados neles? Muitos de nós estão confusos sobre o que fazer desses números espantosos.


Um comentário:

  1. SEPARANDO O JOIO DO TRIGO:
    NA BABILÔNIA HAVIA UMA SENTENÇA PARA CADA CABEÇA: EM JERUSALÉM, NAO! POIS NA ERA DOS CRISTÃOS CONCIENTES JÁ IMPERA ESTA CONSCIÊNCIA CRISTÃ COMO PADRÃO DO PENSAMENTO UNIVERSAL, SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS:
    (GN.42.14) È COMO JÁ VOS DISSE: (RM.9.1) DIGO A VERDADE EM CRISTO, NÃO MINTO, TESTEMUNHANDO COMIGO, NO ESPÍRITO SANTO, A MINHA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA: (2SML.23.2) O ESPÍRITO DO SENHOR FALA POR MEU INTERMÉDIO, E A SUA PALAVRA ESTA NA MINHA LÌNGUA; (PV1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO:(AT.5.29) ANTES, IMPORTA OBEDECER À DEUS DO QUE AOS HOMENS; (PV.4.17) PORQUE COMEM O PÃO DA IMPIEDADE E BEBEM O VINHO DA VIOLÊNCIA: (IS.46.8) LEMBRAI-VOS DISTO E TENDE ÂNIMO, TOMAI-O A SERIO Ò PREVARICADORES: (PV.28.9) O QUE DESVIA OS SEUS OUVIDOS DE OUVIR A LEI, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL: (EF.3.14) POR ESTA CAUSA ME PONHO DE JOELHOS DIANTE DO PAI: (JB.12.48/49) QUEM ME REJEITA E NÃO RECEBE AS MINHAS PALAVRAS TEM QUEM O JULGUE, A PRÓPRIA PALAVRA QUE TENHO PROFERIDO, ESSA O JULGARÁ NO ÚLTIMO DIA; PORQUE EU NAO TENHO FALADO POR MIM MESMO, MAS O PAI QUE ME ENVIOU, ESSE ME TEM PRESCRITO O QUE DIZER E O QUE ANUNCIAR: (1TS.4.8) DESTARTE, QUEM REJEITA ESTAS COUSAS, NÃO REJEITA AO HOMEM, E, SIM, À DEUS, QUE TAMBÉM VOS DÁ O SEU ESPÍRITO SANTO: (JÓ.21.14) E SÃO ESTES OS QUE DISSERAM À DEUS: RETIRA-TE DE NÓS: NÃO DESEJAMOS CONHECER OS TEUS CAMINHOS:(1PE.4.5) OS QUAIS HÃO DE PRESTAR CONTAS ÀQUELE QUE É COMPETENTE PARA JULGAR VIVOS E MORTOS: (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS: (1TS.5.18) EM TUDO DAÍ GRAÇAS , PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO; (EF.2.10) POIS SOMOS FEITURA DELE, CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA BOAS OBRAS AS QUAIS DE ANTEMÃO PREPAROU PARA QUE ANDASSEMOS NELAS: (GL.1.20) ORA, ACERCA DO QUE VOS ESCREVO, EIS QUE DIANTE DE DEUS TESTIFICO QUE NÃO MINTO, (1PE.2.6) POIS ISSO ESTÁ NA ESCRITURA:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...