Páginas

26 de mar. de 2015

9 Cemitérios de Tanques de Guerra


Há algo fascinante sobre cemitérios de tanques e veículos de combate abandonadas. A história por trás destas peças de máquinas, que agora são pouco mais do que a ferrugem. Os cemitérios de veículos blindados por todo o mundo se encontram perto das zonas de batalha em que eles lutaram, símbolos da guerra e da morte que são eles próprios agora definida para a destruição - ou decadência, abandonados há anos nos desertos do Oriente Médio.

1 - KANDAHAR, AFEGANISTÃO



O cemitério de tanque de Kandahar, no Afeganistão é um lembrete da malfadada tentativa da União Soviética em assumir o país. A guerra soviética no Afeganistão, em 1989, e quando as tropas soviéticas se retiraram, eles deixaram para trás lembranças sombrias de suas tentativas de aquisição. No auge da ocupação, quase 100.000 tropas soviéticas entraram no país e patrulharam as ruas devastadas pela guerra civil, levando a milhares de vítimas civis.





2 - USSURIYSK, RÚSSIA


Originalmente construído em 1936 como uma base de reparação, a instalação militar em Ussuriysk (uma vez Voroshilov), foi inaugurado em 1940. Sua finalidade em tempo de guerra era reparação de tanques e outros equipamentos pesados, e em 1953 foi equipado para reparar uma armada pesada. Enquanto alguns dos nomes foram vendidos a empresas privadas, ainda há um número misterioso, surreal de tanques velhos lá.



3 - CHITA, RUSSIA


Não há um muitas informações sobre como e por que esses tanques foram abandonados fora dos limites de uma das cidades de destino menos ligados a turísticas da Rússia. Não são muitas as pessoas de fora que viajam para vê-los, que evitam a cidade que já foi usada para o exílio de rebeldes russos.


4 - GOLFO DO KWAIT 


O deserto do Kuwait é um cemitério enorme, mas não só de tanques, mas outros veículos de combate da primeira Guerra do Golfo. Não é muito longe da pequena aldeia de pescadores de Fao, cujos moradores têm suas próprias lembranças tristes da guerra - eles foram mal em grão e gaseados, e sua aldeia era um ponto de paragem para a rubrica militar.


5 - ZHELTUKHIN, RUSSIA


Na ilha de Zheltukhin, Rússia, estão um grupo de abandonados tanques T-34. Os T-34 foram desenvolvidos pelos russos na época da Segunda Guerra Mundial, e tornou-se um dos pilares do exército russo. Apesar de ter sido apertado e extremamente desconfortável, ele combinou todas as melhores partes de alguns de seus contemporâneos - como a suspensão da Christie com um motor BMV. Era fácil de reparar, rápido, e seu design angular acrescentou alguma defesa. Seu design e funcionalidades foram copiados por modelos mais tarde.


6 - ROCKENSUSSRA, ALEMANHA


A poucas centenas de km ao sudoeste de Berlim fica um campo de tanques tão grande que parece surreal. É mais fácil acreditar que eles estão Photoshopeado em vez de um verdadeiro grupo de tanques à espera do fim.


7 - ILHA SHIKOTAN, RUSSIA/JAPÃO


Shikotan Island, juntamente com as ilhas vizinhas de Etorofu, Kunashiri e Habomai, têm sido um ponto de discórdia entre a Rússia e o Japão, com ambas as nações que colocam a reivindicação às ilhas. Eles (os tanques) foram apreendidos pela Rússia após a II Guerra Mundial, e mesmo que tenha havido acordos que parecem indicar que a Rússia vai entregar o controle das ilhas, isso ainda não é necessariamente certo.


8 - CAMP TAJI, IRAQUE


Durante anos, os tanques, aviões e outros veículos pesados que têm sido maltratados pelo tempo. Veículos tê sido com uma série de mensagens, a partir de declarações de amor para mensagens para a mãe e o pai de volta para casa pintada com spray. Não há como dizer quanto tempo vai durar as mensagens antes de desaparecer no sol do deserto, mas agora elas apresentam uma única espécie, surreal de vislumbre da vida dos homens que estão estacionados no acampamento nas proximidades.


9 - VUKOVAR, CROÁCIA


Hoje, há apenas um tanque que ainda permanece como um memorial para o que aconteceu na pequena cidade de Vukovar, Croácia, em 1991. Durante a Guerra Croata de Independência, a cidade tornou-se o símbolo da resistência; um grupo de cerca de 2.000 croatas defendeu a cidade contra avanço e invasão de soldados sérvios, estendendo para uns incríveis 87 dias contra um ataque militar que só iria terminar com o pior derramamento de sangue que a Europa tinha visto desde os dias da Segunda Guerra Mundial.


2 comentários:

  1. Os paises envolvidos em conflito deveriam retirar todo esse lixo de combate e reciclar os materiais, nunca deveria ser abandonado no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Deveria ter um lugar apropriado para conservar essas grandes armas.
    Mesmo que isso traz muitas recordações desastrosas eles serão sempre lembrados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...