Páginas

22 de mai. de 2014

Montségur

#Ratsin


Montsegur é um castelo, situado no Monte Montségur, na região de Midi-Pyrénées, na França. Faz parte atual da liste de Castelos Cátaros. Encontra-se a 1.207 metros de altitude. Foi implantado no local arrasado da antiga aldeia fortificada que constituía, até ao cerco de 1244, o local de resistência dos cátaros. As cotas arquiteturais demonstram que o atual castelo foi construído com base na antiga medida da vara inglesa que apenas foi introduzida ulteriormente, o que demonstra que este foi parcialmente reconstruído pela família do novo senhor de seus domínios, o Marechal da Fé Guy II de Lévis, após a sujeição dos cátaros em 16 de março de 1244.

O castelo foi inicialmente feito sob o comando de Raymond de Péreille, na vila de Castrum, ou, também chamada, de Monstségur II. Desde o mando de Raymond, ouve 4 tentativas de posse:

- 1212: Guy de Montfort, irmão de Simon IV de Montfort tentou um primeiro assalto;
- 1213: Simon IV de Montfort repetiu a tentativa;
- 1241: Raymond VII de Toulouse, sob as ordens de Luís IX de França começou um cerco que levantou sem mesmo tentar um assalto;
- 1243: Uma tropa seguiu Hugues d'Arcis até Montségur.

O equilíbrio de forças durou até ao Natal de 1243, quando um punhado de "alpinistas" logrou, após uma audaciosa escalada noturna, assenhorear-se da torre de vigia. A partir deste momento, um "trébuchet" foi içado e ali instalado, passando a atirar, sem descanso, sobre a posição cercada, conforme o testemunham as inúmeras bolas de pedra cortada encontradas no sítio. Cerca de um mês mais tarde, talvez após uma traição local, a barbacã caiu nas mãos dos assaltantes. Um último assalto, lançado em fevereiro foi rechaçado, mas deixando os defensores extremamente enfraquecidos.


Após a posse da família de Lévis, o castelo foi ultimamente reinado por Napoléon Peyrat (mas este não durou tempo considerável).

Reza a lenda, de que um antigo tesouro, o tesouro dos cátaros, ainda se encontra em alguma parte do castelo. Durante uma pequena guerra, Mathieu e Bonnet fugiram a cavalo com um tesouro. Bonnet foi derrubado no caminho por soldados inimigos, e Mathieu retornou pelos fundos do castleo, e o escondeu em alguma parte da grande Montsegur. E, durante algumas partes do dia, é possível ouvir susurros dos soldados que morreram tentando encontrá-lo.


Fontes: Wikipedia
russianbooks.com
renneslechateau.com
barnesandnoble.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...