Páginas

25 de mai. de 2014

Como a Bíblia Descreve os Dinossauros?

#Ratsin

Nas citações bíblicas, perdoem se algumas frases não coincidirem, foram traduzidas do grego e hebraico...


Sabemos com certeza que os dinossauros existiram. Ossos e dentes destas criaturas misteriosas foram inicialmente identificados com precisão no início de 1800. Em pouco tempo uma variedade de diferentes dinossauros foram distinguidos, e, desde então, seus restos mortais foram encontrados em todo o mundo.

Em 1842, um cientista Inglês, Dr. Richard Owens , apelidou os enormes seres reptilianos de "lagartos terríveis" e, posteriormente, "dinossauros", como eles vieram a ser chamados.

A partir do momento em que foram descobertos, os dinossauros têm fascinado os seres humanos. Reconstruções ósseas em tamanho real partir de fósseis e ossos são atrações populares em muitos museus. Os filmes de Hollywood sobre dinossauros trouxeram em milhões de dólares. Mas dinossauros chamam a atenção de escritores da Bíblia? Podemos encontrar estes "lagartos terríveis" na Bíblia?

E, se Deus criou os dinossauros, o que aconteceu com eles? Os dinossauros se tornaram extintos milhões de anos atrás? E, porque?


A questão de quando os dinossauros existiram é complicado. Há duas escolas básicas de pensamento no cristianismo em relação à data de criação e a idade da Terra: Criacionismo da Terra Jovem e Criacionismo da Velha Terra.

Em geral, os criacionistas da Terra Jovem acreditam que Deus criou o mundo conforme detalhado no Gênesis cerca de 6.000 - 10.000 anos atrás. Em contraste, a velha Terra criacionistas abrangem uma variedade de pontos de vista.

Jovens criacionistas da Terra geralmente acreditam dinossauros coexistiram com os homens. Alguns até afirmam que Deus incluía dois de cada um sobre a Arca de Noé, mas assim como outros grupos de animais, eles se tornaram extintos algum tempo depois do dilúvio. Velhos criacionistas da Terra tendem a concordar que os dinossauros viveram e morreram muito antes dos humanos povoaram a terra.

Então, ao invés de teorias de criação de debate, com a finalidade desta discussão, vamos ficar com uma pergunta mais fácil: Onde encontramos dinossauros na Bíblia?

Gigantes Reptilianos / Dragões da Bíblia

Você não vai encontrar "Tyrannosaurus Rex" ou o termo "dinossauro" em qualquer lugar na Bíblia. No entanto, a Escritura faz uso da palavra hebraica tanniyn para descrever uma criatura misteriosa parecida com um réptil gigante. Este ser aparece 28 vezes no Antigo Testamento, com traduções para o inglês se referindo a ele na maioria das vezes como um dragão, mas também como um monstro marinho, serpente e baleia.

O termo se aplica a um monstro da água (tanto marinhas quanto de rio), bem como um monstro da terra. Muitos estudiosos acreditam que os escritores bíblicos usavam ​​tanniyn para descrever imagens de dinossauros na Bíblia. 

Ezequiel 29:3 
"... falar, e dize: Assim diz o Senhor Deus: "Eis que eu sou contra ti, ó Faraó, rei do Egito, o grande dragão, que está no meio de seus córregos, que diz: "Minha é Nilo meu próprio, eu fiz para mim."

Behemoth, o Monstruoso



Além de répteis gigantes, a Bíblia também inclui várias referências a um animal monstruoso e poderoso, especificamente chamados de Behemoth no livro de Jó:

Jó 40:15-24 
"Eis que Behemoth, que eu fiz, como eu fiz,.. ele come erva como um boi Eis que a sua força nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele faz sua dura cauda como um cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Seus ossos são tubos de bronze, os seus membros, como barras de ferro. Ele é o primeiro das obras de Deus; Aquele que o fez trazer perto de sua espada! Para as montanhas produzir comida para ele, onde todas as feras jogar. Sob as plantas de lótus ele profere mentira, no abrigo das canas e no pântano. Por sua sombra os lotos cobrem-; os salgueiros do ribeiro o cercam. Eis que, se o rio é turbulento, ele não tem medo; ele está confiante, embora Jordan corre contra sua boca. Pode-se levá-lo pelos olhos, ou furar o nariz com um laço?"

A partir dessa descrição do Behemoth, parece possível que o livro de Jó estava descrevendo um gigante, que se alimentam de vegetação saurópode .

O Antigo Leviatã
Da mesma forma, um grande dragão do mar mitológico, a antiga Leviatã, aparece várias vezes na Escritura e na outra literatura antiga:

Isaías 27:1 
"[...] Naquele dia o Senhor com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente em fuga, o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar. [...]"

Salmo 74:14
"Você esmagado as cabeças do Leviatã; você deu a ele como alimento para as criaturas do deserto."

Job 41:1-34 descreve a torção, o Leviatã como uma serpente, como em termos, de um dragão feroz respirando fogo: "Os seus espirros fazem resplandecer a luz ... Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo salto para sair do seu. narinas sai fumaça ... Sua respiração acende brasas, e uma chama sai da sua boca. "

Estas criaturas obscuras desafiam a classificação zoológica e levam alguns intérpretes a pensar que os escritores da Bíblia podem ter sido tornando imagens de dinossauros.

Assim, enquanto os cristãos têm dificuldade de concordar sobre o cronograma e extinção dos dinossauros, a maioria acredita que eles existiam. Não requer muito cavar para ver que a Bíblia concilia essa crença com apoio razoável para a sua existência. Até lá, fica a escolha de os ver cientificamente, ou, religiosamente.


Fontes: http://christianity.about.com/
answersingenesis.org
www.gotquestions.org
o-nekros.blogspot.com
www.oodegr.com
apeleytheros.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...