Páginas

17 de set. de 2013

E Se Todas as Geleiras Derretessem?


Já parou para pensar se todas as geleiras do mundo derretessem? Caso toda a Antártida fosse liquidada? Bom, segundo pesquisadores e especialista, isso pode, e vai ocorrer. Com o aquecimento global, a temperatura subindo está superaquecendo a Terra, causando o derretimento das geleiras dos Pólos Norte e Sul. Vamos conferir um pequeno resumo das causas dessa catástrofe (que aliás, nós mesmos causamos).

O grande problema do derretimento das geleiras, é que elas possuem 97% de toda água doce do mundo. 


Ao menos, pode-se afirmar que isso não ocorrerá nesse século, contanto que não ocorra nenhuma colossal mudança de temperatura. Porém, se todas as calotas polares derretessem, o mar se elevaria cerca de 70 metros. Toda a costa marítima dos Estados Unidos ficaria instavelmente alagada; Em Nova Iorque, a água alcançaria a cabeça da Estátua da Liberdade. A maior parte da Europa ficaria submersa. Holanda simplesmente sumiria do mar muito antes do mar alcançar este nível. 



Na Ásia, cidades japonesas, chinesas e indianas sumiriam. Austrália inteira entra nesta lista. No Brasil, cidades praianas como Rio de Janeiro e Recife também seria engolida. Para quem mora no Paraná, e conhece a praia de Matinhos, estimam que ela será engolida em cerca de 20 anos (uma cidade cujo mar alcança a beira das ruas). Los Hermanos de Buenos Aires também não escapariam.

A maioria das cidades são feitas próximas a costa. Se o mar subisse tudo isso, bilhões de pessoas morreriam. A economia mundial seria aniquilada. A energia também seria quebrada, pois muitas delas estão no nível do mar. Com cidades sendo engolidas nas costas continentais, naturalmente iriam construir cidades no interior do continente, onde se encontra a maior parte da vegetação. Naturalmente, quase toda a vegetação sumiria.

A ideia de cidades flutuantes é bem aproveitada, sem contar enormes diques, como os da Holanda, já estão prontos para se houver alguma grande tempestade. Caso isso viesse a acontecer, todos os países teriam de se unir, esquecer as diferenças, e usar toda engenhosidade humana. Em outras palavras, viveríamos em ilhas num planeta Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...