Páginas

29 de abr. de 2013

FOO FIGHTER - Segunda Guerra Mundial

ANTES DE TUDO: Não é a banda.

------------------------------+

O fenômeno FOO FIGHTER na Segunda Guerra Mundial.

FOO FIGHTER (do francês "foo" - gíria para fogo e do inglês "fighter" - referência aos caças: "Caça de fogo") é um termo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para descrever o fenômeno onde uma ou mais esferas luminosas alaranjadas eram avistadas por pilotos perseguindo ou acompanhando seus aviões. Alguns pilotos aliados achavam que poderia ser uma espécie de arma psicológica dos alemães, que visava atordoar e confundir os pilotos.



Terminada a guerra, a hipótese de arma nazista foi descartada. Na verdade, os Foo fighters também importunavam os alemães. O assunto era tratado com tanta seriedade pela alto comando da Luftwaffe que em 1944 foi criada a "Base Especial nº 13" (Sonder Büro nº 13), um projeto secreto de investigações, que se ocultava sobre o nome de "Operação Uranus", e tinha o objetivo de recolher, avaliar e estudar os relatórios de observações dos pilotos sobre estranhos objetos voadores que apareciam perto dos aviões alemães. Supõe-se que os alemães começaram a ver estes estranhos objetos desde 1943, onde os relatórios começaram a chegar no Estado Maior Superior do Exército do Ar da Alemanha. A criação deste projeto de pesquisa secreto pelo alto comando militar alemão prova que os Foo Fighters eram um mistério a ser desvendado também para os nazistas.



PRINCIPAIS RELATOS:

- Um dos primeiros relatórios aconteceu em Outubro de 1943 quando US B-17s estavam voando sobre Schweinfurt, Alemanha. Durante os vôos de bombardeio, dúzias de discos pequenos e prateados apareceram repentinamente. Os discos tinham cerca de 2.5 cm de espessura e 10 cm em diâmetro. Um dos tripulantes viu um dos discos atingir a cauda de um dos aviões, mas não provocou nenhum efeito na aeronave.  

- Um ano depois, nos céus de Sumatra um bombardeiro B-29 foi seguido por uma esfera vermelha pulsante. Ele ficava constantemente no estibordo da asa e acompanhava o bombardeiro a 337 km/h antes de virar para a direita e acelerar em alta velocidade em uma direção diferente. Há dezenas de relatórios de Foo Fighters de pilotos aliados, alemães e japoneses. 

TEORIAS:

Foram criadas várias teorias para o fenômeno, inclusive de supostas aparições extraterrestres. Um tipo de descarga elétrica das asas dos aviões tem sido sugerido como uma explicação. Outra teoria supõe que as esferas avistadas pelos pilotos eram raios globulares, mas até hoje não foi encontrado nenhuma explicação satisfatória.

O cético cientista Donald Menzel acreditava que estes combatentes eram reflexos de luzes. Só que isso não pode ser levado em conta nos casos onde os Foo Fighters causaram efeitos físicos e tangíveis nos aviões. Eles continuam sendo um dos ÓVNIS mais intrigantes do Século XX.  


---------------------------------------------------- *

2 comentários:

  1. Oi, sou do blog THE CRAPPYPASTA (http://thecrappypasta.blogspot.com.br/) aceito a parceira, mas vc poderia me enviar algum banner pro meu e-mail?

    fernandothiago32@yahoo.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...