Páginas

25 de ago. de 2013

7 Exoplanetas Possivelmente Habitados

Conhecer vizinhos parecidos com a gente. Esse é o objetivo do HEC - Habitable Exoplanets Catalog: fazer um inventário dos planetas que tenham condições parecidas com a Terra e, portanto, sejam potencialmente habitáveis. Em um ano, o programa detectou 7 planetas nessas condições. Nem o cientista mais otimista do mundo podia sonhar com resultados tão promissores.

Gliese 581g, Gliese 667Cc, Kepler-22b, HD 40307g, HD 85512b, Gliese 163c e Gliese 581d. É assim, com nomes meio de remédio, meio de elemento químico, que batizaram os 7 exoplanetas recém-descobertos. Apesar de reunirem condições análogas às da Terra, eles são bem maiores que o nosso querido planeta e, por isso, são chamados de Super Terras. Considerando a vastidão da Via Láctea, nossos vizinhos até que estão perto de nós: o mais longe está a 50 anos-luz e o mais perto a apenas 20. Hoje há 853 exoplanetas conhecidos pelo homem – apenas esses 7 são potencialmente habitáveis.

GLIESE 581g


Encontra-se na constelação de Libra, está a apenas 20,3 anos-luz da Terra (é pouco, comparando com a maioria dos planetas encontrados fora do Sistema Solar). Também possui sua órbita, o Gliese 581. É um planeta muito semelhante à Terra, sua massa é, aproximadamente, três vezes maior que a da Terra. Orbita a sua estrela a uma distância que o coloca bem no centro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. Se Gliese 581 g possuir uma composição rochosa semelhante à da Terra, seu diâmetro pode ser estimado entre cerca 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra, portanto terá gravidade suficiente para conseguir reter a sua atmosfera.

Um ano em Gliese 581g equivale a 37 dias terrestres. A gravidade é estimada em, se não igual, ligeiramente maior que a da Terra, o que resultaria em um ótimo terreno a astronautas. Gliese é um dos 6 planetas do Sistema, e o único própriamente habitável, assim como nós. Os "Caçadores de Planetas" se animaram com Gliese, pois relataram: "se os planetas habitáveis são raros, não devíamos ter achado um tão depressa, e tão perto de nós.”

Coordenadas: 15h 19m 28s, −07° 43′ 19″

GLIESE 667 Cc


Gliese 667 Cc é um exoplaneta que orbita uma estrela pertencente a um sistema estelar triplo e com baixa quantidade de elementos mais pesados que o hélio, batizada de Gliese 667 C. Ele possui 4,5 vezes a massa da Terra (foto, representação artística feita pela NASA). Está a 22 anos-luz da Terra, e um ano lá, é o equivalente a 28 dias terrestres. A estrela é uma anã vermelha bem mais fria e pálida que o Sol, mas o planeta se situa a pouca distância, por isso recebe energia suficiente para a vida. Grande parte da luz é absorvida na faixa do infravermelho, garantindo temperaturas para manter a água em estado líquido. É esse tipo de planeta que os astrônomos procuram atualmente.

KEPLER 22b


Kepler 22b é o primeiro planeta confirmado como habitável e que orbita numa zona também habitável. Sua órbita é sobre a Kepler-22, que é muito semelhante ao Sol. A produção de luz da estrela de Kepler-22b é cerca de 25% menor que a do Sol.. Um ano Kleperiano é o equivalente a 289 dias terrestres.

Estimam que a temperatura na superfície do planeta seja de aproximadamente 22 ºC.








HD 40307 g*


HD 40307 g* é um exoplaneta orbitando a zona habitável da estrela HD 40307. Está localizado a 42 anos-luz na direção da constelação de Pictor.

Afirma-se que este planeta orbita uma estrela velha e perfeitamente estável, pelo que indica que este planeta teria um clima e uma atmosfera igual à da Terra.











HD 85512b


HD 85512b é um exoplaneta que se encontra a aproximadamente 36 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Vela.

Um ano neste planeta, equivale a 54 dias terrestres. Está dentro da zona habitável da estrela, isso quer dizer que pode ter água no estado líquido, que é essencial para a forma de vida que conhecemos (o que nada impede que exista seres que sobrevivam com outros tipos de elementos.

Sua massa é 3,6 vezes maior que a da Terra; a temperatura média varia entre 30ºC e 50ºC com muita umidade (umidade, significa água certo?). Está na lista dos favoritos como abrangente de vida.



GLIESE 163c

GLIESE 163c é um exoplaneta habitável, orbita na anã vermelha Gliese 163.

Encontra-se cerca de 49 anos-luz da Terra, na constelação de Dorado, possui cerca de 6,9 vezes a massa da Terra.

Neste sistema estelar, já foram encontrados 3 planetas... Porém, devido a altas temperaturas, duvida-se de vida inteligente.











GLIESE 581d

GLIESE 581d é um exoplaneta, que orbita a estrela/sol Gliese 581. Encontra-se na constelação de Libra...

Encontra-se na zona habitável do sistema, e sua massa possui cerca de 5,6 vezes a da Terra. Em média, a luz que Gliese 581 d recebe de sua estrela tem cerca de 30% da intensidade da luz solar na Terra. Por comparação, a luz solar em Marte tem cerca de 40% da intensidade dela na Terra. Isso parece sugerir que Gliese 581 d é muito frio para suportar água líquida e portanto é inóspito para a vida. No entanto, um efeito estufa atmosférico pode aumentar a temperatura planetária significativamente. Por exemplo, e temperatura média da Terra sem o efeito estufa seria de −18°C,7 variando de cerca de 100°C de dia e −150°C à noite, muito semelhante a Lua. Se a atmosfera de Gliese 581 d produzir um efeito estufa suficientemente grande, a temperatura superficial pode permitir água líquida e o planeta pode suportar vida.

Coordenadas: 15h 19m 28s, −07° 43′ 19″

Não há garantia que pessoas, aliens ou qualquer outro tipo de vida realmente morem nesses locais. O que dá pra afirmar é que a vida assim como a conhecemos (provavelmente uma fração ínfima dentro da gama de possibilidades) tem chances de prosperar neles. Outros 27 exoplanetas estão na fila esperando a confirmação dos cientistas para que ganhem o carimbo de habitáveis.

Existem diversos outros planetas possivelmente habitáveis, alguns até mesmo irmãs destes planetas acima... Mas deu para ter uma noção de como são... O grande problema, é a distância entre cada planeta... Por que tão longe? Penso nisso todos os dias... Mas, ainda assim, acredito em vida extraterrestre... E quanto a você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...