Páginas

17 de set. de 2013

A Violenta e Colossal Origem da Lua

A Lua nasceu a partir da violência e catástrofe. Tudo que observamos na Lua hoje, vem de origem de violentos impactos e destruição.


4,5 bilhões de anos atrás. Um planeta do tamanho de Marte chamado Theia colide com a Terra primordial.


O impacto "descascou" a Terra como uma laranja, titânicas matérias de ambos os planetas foram soltos para o Sistema Solar. O núcleo de Theia foi abrigado pela Terra, onde encontra-se afundado no núcleo terrestre até hoje.


Por um pequeno período, a Terra ficou rodeada por destroços planetários. Esses destroços logo começam a se fundir em forma sólida. Poucos anos bastaram para que se transformasse na então Lua, que orbita a Terra até hoje.


A superfície da Lua foi largamente fundida conforme se formou a partir do material de acreção do anel de destroços. Enquanto isso, a Terra vai se curando do impacto com Theia.


A superfície da Lua passa a esfriar. Seu sólido terreno agora está repleto de fluxos de lava. A Terra vai se livrando do resto dos destroços que a cercam. A Lua estava muito mais perto aquela época.


A Lua não foi a única matéria/superfície criada a partir dos destroços que rodeavam a Terra. Havia várias outras, porém bem menor, que rodeavam ao seu redor. Mas, consequentemente, acabaram por colidir com a Lua, criando as atuais deformações e lados incompatíveis lunares.


Alguma eventual testemunha de jeová para os pequenos impactos teria visto um colossal tsunami de rocha fundida no horizonte.


Milhões de anos de fluxos de lava gigantes e impacto de asteroides que perfuravam incansavelmente os terrenos lunares resultaram em planícies e crateras que vemos hoje na Lua.


Um desses impactos criou a bacia Aitkens, uma das maiores estruturas de impacto do Sistema Solar.


A data do impacto é incerta. Pode ter ocorrido cerca de 3 bilhões de anos atrás. Se for assim, pela Terra, onde apenas as algas estavam presentes, os impactos teriam feito vistas impressionantes e extraordinárias. 

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...