Rio Arco-íris, Colômbia
Durante a maior parte do ano, Caño Cristales é indistinguível de qualquer outro rio: uma cama de rochas cobertas de musgos verdes. No entanto, por um breve período de tempo todos os anos, o rio ganha uma explosão de cores vibrantes. Durante o curto espaço entre as estações chuvosa e seca, quando o nível da água é estável , uma única espécie de planta que reveste o piso rio chamado Macarenia clavigera adquire um tom vermelho brilhante. Ele é compensada por manchas de areia amarela e verde, e com sua água azul, surgem mil tons entre eles. (Eu achei bonito '-')
Em 29 de dezembro de 2010 águas deste rio em Goldstream Park, Canadá, virou verde neon. De acordo com o Ministério ambiente local, verificou-se uma reação química na água causada por “fluoresceína”. As autoridades locais suspeitaram que alguém despejou fluoresceína no Rio Goldstream para fazer uma piada na temporada de férias. Porém, a substância não é tóxica e nem os peixes, de modo que o habitat não foi afetado.
Rio Branco, China
Trata-se de uma contaminação de um rio da China por um corante de látex. A tragédia ambiental ocorreu no Quxi na cidade de Wenzhou, no sudeste da China, transformando-o em que foi descrito como um “rio de leite”. Uma camada de uma substância branca oleosa estava flutuando sobre a superfície do rio, e residentes locais pensaram que a água tinha sido misturada com leite. O chefe do Escritório de Proteção Ambiental local, culpou a poluição em uma empresa comercial, que teria despejado tinta látex no rio. Citando o que a imprensa local disse, “O poluente foi identificado como uma emulsão natural [...] a emulsão, não continha nenhuma toxicidade bioquímica.”
Junk Lake, Indonésia
É difícil imaginar que o rio Citarum, na Indonésia, já foi limpo e cristalino, e que em tempos atras pescadores podiam lançar suas redes sobre ele e retirar peixes em abundância. Hoje, após a industrialização da Indonésia, e sem dispor de um serviço de coleta de lixo, o que se vê é somente o lixo sobre a água, formando uma espessa camada. Isto é o resultado da alimentação das águas pelo lixo de mais de 9 milhões de pessoas e de centenas de fabricas que acabaram se instalando nas margens junto ao curso do rio.
Rio Jian, Japão
Em 13 de dezembro de 2011, o rio Jian na cidade de Luoyang, província de Henan foi encontrado transformado na cor vermelha. Ele não tinha sido transformado em sangue. O que aconteceu foi uma contaminação por produtos químicos jogados nas águas por duas empresas de tingimento de tecidos. Após a verificação dos fatos essas duas empresas tiveram suas portas fechadas.
Acontece que nem todo rio fica vermelho só por contaminação (ou por ter suas águas transformadas em sangue), as vezes o que pode acontecer é que uma alta concentração de determinados sais naturais mude a coloração das águas.
O pior do caso é que do Rio Jian que se extrai a água de consumo para os moradores da cidade de Luoyang. O Jian flui através da cidade e, em seguida, encontra o Rio Luo.
Ei! Tem um site com as mesmas coisas escritas, se quiser ver basta ver este link https://goo.gl/images/jd5XxV
ResponderExcluirEspero tem ajudado