Nas escolas, em todas as matérias, sempre nos ensinaram que o primeiro e vasto continente era a Pangea, certo? ERRADO. Acontece, que antes da famosa Pangea, houve outros dois continentes: Rodínia e Panótia.
Rodínia foi um supercontinente que se rompeu na era Neoproteozóica. Acredita-se que foi formado cerca de 1 bilhão de anos atrás, e que cobria a maior parte da porção continental da Terra. Durante a época da Rodínia, as temperaturas eram extremamente baixas, literalmente toda congelada, e os oceanos eram uma capa de gelo que tinha cerca de 1 km de profundidade; os movimentos continentais de Rodínia são incertos.
Os oito continentes foram separados, porém, se juntaram em outro vasto continente chamado Panótia e, por fim, Pangea.
Rodínea era formada tectonicamente por:
- Báltica;
- Avalónia;
- Orogenia Caledoniana Laurência;
- Orogeia Caledoniana Báltica;
- Orogenia Hercínica;
- Orogenia Alpina.
Wiki: Os vestígios de Rodínia podem ser encontrados pela América do Sul. No Brasil podem ser representados pelo cráton São Luís, pela província Borborema, pelo bloco Parnaíba, pelos crátons São Francisco e Paranapanema, pelo bloco Rio Apa, pelo cráton Luiz Alves, pelo maciço Curitiba, parte do cráton Rio da Plata, sendo o principal vestígio o cráton Amazônico que compreende vários estados do Norte do Brasil e parte da região Centro-Oeste.
Opa! O conteúdo perverso já tem um banner provisório! http://conteudoperverso.blogspot.com.br/p/parceria.html
ResponderExcluir