Páginas

30 de dez. de 2012

A verdadeira história do Homem do Saco (ou Velho do Saco)

Quem nunca ouviu falar no homem do saco???? Aquele que se você sair sozinho iria ser pego???? Claro é uma história para assustar crianças e não saírem sozinhas ou ficarem longe dos pais. Muitos, com certeza, ao tempo amadureceram e viram que tudo não passava de uma história pra boi dormir. Mas há casos que contaram de mais e levaram muito a fundo e possuem trauma; eu conheço uma moça, em vaga lembrança tem uns 16 ou 17 anos, não pode ver um lixeiro. Durante toda sua infância ao ver um lixeiro ou catador de lixo, ou mendigos, saía correndo para a mãe.

Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carregava, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.

Não há certa data de que essa lenda foi iniciada, mas há uma estimativa de que se deu com a chegada dos Sintos e dos Rom no Brasil. A migração do povo cigano para as Américas se deu no fim do século XIX. Sem pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade e desenvolveu-se uma aversão da população a esse povo, tachando-os de ladrões, sequestradores e vadios.

No início do surgimento da lenda do Velho do saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar a criança ou para força-las a serem obedientes.

E aí??? Alguém já teve medo dele???

4 comentários:

  1. Adorei essa versão desse clássico das lendas aqui no Brasil! Seu site também ta nota 10! Seguindo a partir de agora. Se der dê uma olhada no meu artigo dessa mesma lenda:
    Lenda do Homem do Saco

    ResponderExcluir
  2. imagino que o homem do saco existiu sim e era um pedófilo que sequestrava as crianças, e como não existia palavra para descreve-lo, colocaram o nome de o homem do saco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...